segunda-feira, 30 de agosto de 2010

NOTÍCIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Senador propõe inclusão da corretagem de imóveis no Simples Nacional


Proposta foi feita durante a sessão especial para comemorar o Dia do Corretor de Imóveis, realizada nesta segunda-feira (23).

Fonte: Agência Senado


 
 
 
 
 
O senador Adelmir Santana (DEM-DF) propôs a inclusão da corretagem de imóveis entre as atividades que podem se beneficiar do regime simplificado de arrecadação de impostos para microempresas e empresas de pequeno porte - o Simples Nacional.

A proposta foi feita durante a sessão especial para comemorar o Dia do Corretor de Imóveis, realizada nesta segunda-feira (23).

O Dia do Corretor de Imóveis é celebrado oficialmente em 27 de agosto.

Adelmir Santana propõe uma mudança na legislação por meio de emenda ao projeto (PLS 90/2010) do senador Fernando Collor (PTB-AL), que está pronto para votação na Comissão de Assuntos Econômicos do senado e que visa incluir no mesmo sistema tributário os escritórios de engenharia e arquitetura.

O senador informou ainda que está em entendimento com o Ministério da Educação para que seja autorizado o registro e a implantação, na Faculdade do Serviço Nacional do Comércio (Senac), em Brasília, de curso de tecnólogo para agente imobiliário. A formação acadêmica específica, explicou ele, possibilitará ao profissional a ascensão na carreira.



Tags: Dia do Corretor de Imóveis
 
 
OFERECIMENTO
 
 
 

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

NOTÍCIAS AGORA - CAIXA E SOLIC CONSTRUTORA

Caixa vai liberar crédito dentro de imobiliárias



 
Prática foi introduzida pelo Itaú, que colocou um correspondente bancário em tradicional imobiliária de São Paulo
 
 
 
A Caixa Econômica Federal, que tem 76% do mercado brasileiro de crédito imobiliário, vai adotar uma prática que visa acelerar a concessão do financiamento da casa própria no país. A ideia é fazer com que o comprador de imóvel saia com o empréstimo aprovado dentro das imobiliárias e das construtoras.

Para isso, a Caixa está prospectando acordos operacionais com as principais imobiliárias e construtoras do país.
A adesão da Caixa ao modelo de "correspondente imobiliário", em que os corretores de imóveis fazem 90% da origem de crédito imobiliário, tem o potencial de mudar a forma com que o financiamento da casa própria acontece no país.

O correspondente imobiliário terá treinamento para fazer simulações, esclarecer dúvidas, identificar e propor o melhor caminho de financiamento para cada cliente. Poderá inclusive receber e conferir os principais documentos, encaminhando tudo para aprovação interna do banco, que dá a palavra final.

O modelo foi introduzido há três anos pelo Itaú, que fez parcerias com a Lopes e a Coelho do Fonseca, duas tradicionais imobiliárias.


 

Tags: CaixaCEFCaixa Econômica FederalCorrespondente Imobiliário

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As regras para comprar um imóvel do Minha Casa, Minha Vida

As regras para comprar um imóvel do Minha Casa, Minha Vida




Para as famílias que ganham até três salários mínimos, as inscrições para o programa Minha Casa, Minha Vida serão organizadas pelas prefeituras e governo estaduais. Segundo a Caixa Econômica Federal, as datas e locais para esse cadastramento serão divulgados regionalmente de forma ampla.

As inscrições serão gratuitas. Poderão participar pessoas não beneficiadas anteriormente em programa habitacional social do governo e que não possuam casa própria ou financiamento ativo em todo o território nacional. Após a seleção, o candidato terá de apresentar documentação pessoal no agente financeiro. A assinatura do contrato ocorrerá na entrega do imóvel.

As famílias com renda entre três e dez salários mínimos não podem ser detentoras de financiamento ativo nas condições do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). A Caixa promete disponibilizar detalhes sobre o programa diretamente nas agências, mas orienta os interessados a procurar lançamentos de imóveis novos nas construtoras.

Condições para compra do imóvel


Até 3 salários mínimos

Operacionalização:

- O interessado dirige-se à prefeitura, órgão do Estado ou representante de movimento social para fazer um cadastro;
- Se for selecionado, ele será convocado para apresentação da documentação na CEF, no agente imobiliário, na prefeitura ou outros credenciados;
- A assinatura do contrato ocorre na entrega do imóvel.

Análise cadastral:

- Comprovação de renda formal ou informal para enquadramento no programa;
- Verificação do Cadastro Único que identifica famílias de baixa renda;
- Verificação do Cadastro Nacional de Mutuário;
- Não há análise de risco de crédito, ou seja, mesmo quem tem restrição nos órgãos de proteção ao crédito pode ser incluído no programa.

Condições:

- Não ter sido beneficiado anteriormente em programas de habitação social do governo;
- Não possuir casa própria ou financiamento de imóvel;
- Estar enquadrado na faixa de renda de até três salários mínimos;
- Comprometer até 10% da renda durante dez anos para o pagamento das prestações.

Características:

- Prestação mínima de R$ 50, corrigida pela TR;
- Registro do imóvel em nome da mulher;
- Sem entrada e sem pagamento de prestações durante a obra;
- Sem cobrança de seguro de vida e danos ao imóvel.


De 3 a 10 salários mínimos

Operacionalização:

- O beneficiário poderá procurar a construtora ou as agências da CEF para aquisição do imóvel a partir do lançamento do empreendimento.

Análise cadastral:

- Comprovação de renda formal ou informal;
- Análise do IRPF;
- Análise cadastral no Serasa/BC/SPC/Cadin;
- Verificação do Cadastro Nacional de Mutuário;
- Análise de risco e de capacidade de pagamento pela CEF;
Características:

- Financiamento de até 100% do valor do imóvel;
- Entrada opcional;
- Prazo de 30 anos para quitação do financiamento;
- Pagamento mínimo durante a obra, de acordo com a renda.

 
Condições:

- Não ter financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro da Habitação);
- Não ter recebido desconto concedido pelo FGTS para financiamento;
- Não ser proprietário de imóvel residencial no local de domicílio ou onde pretenda fixar domicílio;
- Não ser titular de direito de aquisição de imóvel residencial.



Fonte: Revista Exame

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

INFLAÇÃO DO ALUGUEL PERDE FORÇA E SOBE 0,15% EM JULHO DIZ FGV

INFLAÇÃO DO ALUGUEL PERDE FORÇA E SOBE 0,15% EM JULHO DIZ FGV

      RESULTADO FICOU DENTRO DAS ESTIMATIVAS;
NO MÊS ANTERIOR,O IGP-M  HAVIA AVANÇADO 0,85%

O IGP-M subiu 0,15% em julho, após avançar 0,85% em junho, segundo divulgou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira, 29. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pelo AE-Projeções, que esperavam um resultado entre -0,05% e +0,18%, mas acima da mediana das expectativas (+0,05%).

A FGV anunciou ainda os resultados dos três sub-indicadores que compõem o IGP-M de junho. O IPA-M avançou 0,20% este mês, após subir 1,09% em junho. Por sua vez, o IPC-M apresentou queda de 0,17% em julho, em comparação com a queda de 0,18%% no mês passado. Já o INCC-M registrou taxa positiva de 0,62%% este mês, em comparação com a elevação de 1,77% em junho.

A taxa acumulada do IGP-M é muito usada no cálculo de reajustes de aluguel. Até julho, o indicador acumula taxas de inflação de 5,85% no ano e de 5,79% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de junho foi do dia 21 de junho a 20 de julho.

A inflação nos preços dos produtos agrícolas no atacado acelerou este mês, com alta de 0,28% em julho, após aumento de 0,15% em junho, no âmbito do IGP-M. De acordo com a fundação, ainda no atacado, os preços dos produtos industriais desaceleraram, com alta de 0,18% em julho, ante 1,39% em junho.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais caíram 0,34% em julho, após uma queda de 0,42% em junho. Por sua vez, os preços dos bens intermediários registraram elevação de 0,01% este mês, em comparação com a alta de 0,80% em junho. Já os preços das matérias-primas brutas apresentaram aumento de 1,22% em julho, ante alta de 3,67% em junho.


FONTE: AGENCIA DO ESTADO



EPA- EMPRESA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS
ORG.:JOÃO PAULO COELHO












OFERECIMENTO
CAIXA O BANCO QUE ACREDITA NO SEU FUTURO EM PARCERIA COM A SOLIC CONSTRUTORA


 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

NOVAS CÉDULAS COMEÇAM A CIRCULAR EM NOVEMBRO

NOTÍCIAS SOLIC CONSTRUTORA

NOVAS CÉDULAS COMEÇAM CIRCULAR EM NOVEMBRO


A nova família de cédulas de real deve começar a circular a partir de novembro. As novas notas substituirão as que circulam atualmente e trazem novidades como recursos de segurança contra falsificação e a diferença de tamanho entre as aquelas de valores diferentes.


Quanto aos animais que representam cada um dos valores, eles devem continuar, mas terão novos desenhos. Para produzir as novas cédulas, a Casa da Moeda adquiriu duas máquinas, de fabricação suíça, consideradas as mais modernas do mundo. A primeira delas entrou em operação nesta sexta-feira (6) e a segunda entrará em atividade até o final do mês.


VEJA OS INDICADORES DE INFLAÇÃO E DIVERSOS, DOS PRINCIPAIS ÍNDICES DE ALUGUÉL

Brasil é próxima potência mundial, afirma bilionário americano

Brasil é próxima potência mundial, afirma bilionário americano



O bilionário americano Sam Zell, 68, está no Brasil, hoje e amanhã, para expandir os investimentos do grupo Equity International no país que considera a próxima “potência mundial”.

“O quanto vamos investir depende das oportunidades. Até hoje, nenhuma foi maior do que o nosso apetite por capital”, afirmou Zell à Folha, por telefone, de Chicago.

O grupo de private equity já tem participações em cinco empresas brasileiras, entre elas a Gafisa e a BR Malls, que tem atualmente 35 shoppings em seu portfólio.


Entusiasta do Brasil, Zell atribui ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o reconhecimento do país como “uma das oportunidades mais atraentes do mundo”.

O empresário americano minimiza o risco de superaquecimento da economia brasileira. “O país vai muito bem. Prefiro investir em um país quente demais a investir em um país frio”, diz.


“Começamos a estudar o Brasil há quase 12 anos. Desde então, houve o reconhecimento [no exterior] da estabilidade fiscal do país”, elogia.


“O Brasil elevou as taxas de juros antes de outros países, evitando a hiperinflação que o infestou no passado.”

Para o americano, “o Brasil sempre foi reconhecido como tendo enormes recursos e oportunidades, mas, no passado, não soube tirar vantagem disso”.


“Nos últimos oito, nove anos, tem havido um novo nível de disciplina, fazendo dele uma das oportunidades mais atraentes no mundo. O presidente Lula focou no crescimento enquanto manteve a disciplina fiscal, para evitar a hiperinflação.”


Zell diz achar que, hoje, “”há menos obstáculos para investir no país”. “O Brasil está se transformando de um país em desenvolvimento em um país desenvolvido.”

A eleição tampouco o preocupa -os dois principais candidatos à Presidência, diz, manterão a política econômica atual.


Ele dá dois conselhos para que o país continue no caminho para se tornar uma potência com liderança mundial: “Manter a disciplina fiscal e continuar a desenvolver os seus recursos e a construir infraestrutura, facilitando os investimentos”.

Apesar de o principal foco da sua empresa ser no setor imobiliário, Zell afirma não descartar nenhuma área. Mas, ao final da entrevista, o empresário responde com um rápido “”não” quando questionado se investiria na mídia brasileira.


Uma das grandes polêmicas que assombram sua carreira é a aquisição da Tribune Company, em 2007. No ano seguinte, o grupo, que publica o “”Los Angeles Times” e o “”Chicago Tribune”, entre outros veículos, pediu falência.


Com o processo ainda em andamento, Zell recusa-se a comentar o assunto. Questionado se se arrepende de ter investido em mídia nos EUA, diz apenas: “”Não tenho arrependimento nenhum”.






Fonte: Folha de São Paulo (Cristina Fibe)


Oferecimento