Na busca por profissionais para as suas equipes de vendas, a maioria da empresas do mercado imobiliário se utiliza de chamadas do tipo: “Venha fazer parte da melhor e mais qualificada equipe do mercado”, “Oferecemos a melhor remuneração”, “Os melhores lançamentos e o melhor estoque de imóveis prontos”, bla, bla, bla… É só abrir na seção de empregos nas principais mídias off-line e on-line e se deparar com diversas ofertas de oportunidades no mercado imobiliário.
O mercado está super aquecido e, segundo dados do sistema COFECI-CRECI apresentados no último Corretor Global, há uma significativa expansão na profissão de corretores de imóveis. O crescimento médio da categoria, no último triênio, tem sido de 12% ao ano, ou seja, mais de 20 mil novos profissionais ingressam nesse promissor mercado anualmente. No Distrito Federal, há a entrada de pelo menos 5 corretores por dia no mercado de trabalho em período recente. No Brasil, são 220 mil corretores de imóveis e aproximadamente, seis mil Gestores em Negócios Imobiliários (nível superior) em 40 mil empresas imobiliárias.
Diante deste cenário, o profissional do mercado imobiliário em diferentes cargos, como diretores executivos, gerentes, consultores, corretores e assessores imobiliários, devem escolher o melhor local para desempenhar suas atividades. Entender o perfil distinto entre as empresas, os benefícios oferecidos e as diferentes políticas de remuneração são apenas algumas partes importantes para a tomada de decisão.
Anseios da Geração Y e X
Há dois perfis de profissionais em todos os setores a frente da escassez de mão de obra. A geração Y, compreendida pelas pessoas entre os 18 e 29 anos, é extremamente atuante no segmento e tem expectativas distintas ao profissional da geração X, acima de 30 anos. O jovem profissional do mercado imobiliário, assim como em outros segmentos, não tem uma vinculação mais forte como nas gerações anteriores. A geração Y quer atuar em empresas que permitam um desenvolvimento pessoal, estabeleçam metas claras, façam avaliações periódicas de desempenho e reconheçam tarefas bem executadas. Entre os dez principais anseios, remuneração está apenas em quinto lugar e, em último, aparece o desejo de horários de trabalho flexíveis, segundo matéria publicada em Zero Hora, caderno de Empregos e Oportunidades do dia 03 de julho. Aí está uma grande oportunidade para as empresas da indústria imobiliária organizarem-se e oferecerem um ambiente propício a nova geração.
Quais são empresas atuantes em redes sociais, que possuem programas de qualidade, que fazem treinamentos constantes e investem maciçamente em sua força de trabalho?
Por outro lado, a geração X quer e precisa atuar em um ambiente profissional que propicie a valorização de sua experiência e perfil. Também para os profissionais de nível sênior, não é a remuneração o principal diferencial. Por exemplo: um corretor de imóveis especialista em imóveis de alto padrão e atendimento personalizado dificilmente aceitará uma nova diretriz de gestão de um grande grupo imobiliário que ofereça uma gestão commoditie para o cliente. O choque de expectativas é inevitável.
Engajamento
Segundo um estudo global conduzido pela empresa de pesquisa de mercado GfK, no Brasil, 20% dos jovens entre 18 e 29 anos estão altamente comprometidos, enquanto que nas faixas etárias mais altas (50 a 59 anos) o índice é bem superior: 37%.
Esta grande diferença no nível de comprometimento entre os jovens “que põem a mão na massa” e aqueles que provavelmente estão em posições mais seniores representam um verdadeiro problema para as empresas no mundo. Além disso, podem criar divisões no local de trabalho, ressentimento entre gerações e dificultar os esforços de recrutamento, de retenção e de motivação de jovens talentos.
A futura oportunidade pode estar nas redes sociais
É cada vez mais importante estar bem exposto na internet para aumentar as chances de arranjar um novo emprego: o LinkedIn, de perfis profissionais, já tem 3 milhões de usuários no Brasil – só no ano passado, a procura pelo site cresceu 428%. E mesmo redes voltadas ao relacionamento não necessariamente profissional, como o Facebook e o Orkut, já são monitoradas por consultorias e empresas em busca de candidatos. Fonte: O Estado de S.Paulo.
Como buscar o encaminhamento às melhores empresas do mercado
Os serviços oferecidos para recolocação profissional são diversos: Gestão de Carreira, Recolocação Profissional, Outplacement, Coaching, Headhunter, enfim, são várias “denominações” e áreas distintas em recursos humanos disponíveis no mercado. No entanto, se você, candidato a mudar de empresa, não conhecer o seu perfil e a estrutura básica da empresa interessada em contar com seu talento, o insucesso poderá ser inevitável. Procurar identificar estas duas dimensões é de suma importância para você ser feliz em sua nova jornada profissional.
Com qual o produto a empresa alvo atua? É especialista em imóveis de lançamentos, prontos, etc.? Qual a região de atuação? Eu conheço este produto, esta região? Qual o número de profissionais, dimensão de equipe, política de remuneração, responsabilidades do cargo, etc.O essencial, antes de mais nada, é ter em mente quais são os seus diferenciais, e buscar uma colocação em uma empresa onde eles possam de fato ser colocados em prática e aprimorados.
____________________________________________________________________________________________
A Laguna & Bauler é uma empresa de assessoria organizacional dedicada exclusivamente à Indústria Imobiliária. Procura identificar talentos no mercado imobiliário direcionando-os as melhores empresas do segmento atuando de forma compartilhada com o cliente nas ações de retenção e desenvolvimento do capital humano na Gestão de Pessoas.