quarta-feira, 14 de julho de 2010

NOTÍCIAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO

Crédito Habitacional em Crescimento no Brasil



Não é novidade para ninguém que o crédito tem crescido na atual fase da economia brasileira, em uma média de 2% ao mês, porém segundo o Banco Central, através do seu Departamento Econômico chefiado por Altamir Lopes, o crédito habitacional pode crescer mais ainda já que representou até maio deste ano uma fatia pequena do PIB (produto interno bruto) do país, apenas 3,5%.


No cenário atual da economia brasileira que em curto prazo indica uma confortável estabilidade este aumento não representaria um risco à economia nacional. Pelo contrário aqueceria ainda mais a economia e atenderia um setor, o habitacional, que ainda apresenta um grande déficit. Em comparação com financiamento de veículos a diferença é muito pequena em volume de dinheiro. O crédito imobiliário até maio representava R$ 107,7 bilhões enquanto os recursos dos financiamentos para veículos chegavam ao montante de R$ 108,3 bilhões.


E o quadro é favorável para um aumento do crédito imobiliário já que segundo o funcionário do Banco Central a inadimplência mantém-se estabilizada em função do aumento do emprego e da renda, o que leva as pessoas a buscarem mais empréstimos porque possuem mais condições de honrarem estes compromissos. Em alguns casos os atrasos de pagamentos até 90 dias recuaram em Maio na comparação com o mês de Abril. Já a taxa de inadimplência acima de 90 dias se mantém desde março estável no patamar de 5,1%.


O que comprova o aquecimento da economia com as pessoas fazendo mais empréstimos e o honrando com o emprego e a renda que tem seus níveis aumentando. E mesmo com o aumento das taxas de juro dos empréstimos seguindo a tendência da Taxa Selic – que deverá continuar subindo até o patamar de 12% até o final do ano -este custo a mais acaba sendo absorvido com os prazos mais longos que o comércio oferece.


Assim se mantendo a economia, é mais do que justo que o crédito habitacional também cresça favorecendo este setor tão importante na questão social do país.


Fonte: Agência de Notícias

Nenhum comentário: