sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Rio: Mercado põe o pé no freio da valorização










Bangu foi o único bairro a se desvalorizar nos sete primeiros meses de 2011Foto: Marcos Tristão/ 06.04.2005


Para quem ainda não tinha realizado o sonho da casa própria, 2010 foi um ano quase aterrorizante no Rio. Apesar das facilidades de crédito e do grande número de lançamentos, a valorização que se viu durante o ano bateu às portas do inimaginável. Passada a euforia do mercado, a subida dos preços começa a desacelerar. De acordo com uma pesquisa feita pelo Sindicato da Habitação do Rio (Secovi Rio) entre janeiro e julho deste ano, sete dos 18 bairros analisados apresentaram crescimentos mais modestos e um (Bangu) desvalorizou 5,3%, na comparação com o mesmo período de 2010 (veja o quadro abaixo).
Para o diretor da Estrutura Consultoria, Bruno Teodoro, a brecada nos preços já era esperada por dois motivos: o aumento da concorrência entre as construtoras e o limite de valor dos imóveis. Mas, segundo ele, a tendência ainda é de valorização na maioria das áreas.
Na opinião do diretor de locação da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio (Creci-RJ), Carlos Samuel de Oliveira Freitas, o freio no mercado deve durar mais dois anos, devido ao alto número de lançamentos entre 2009 e 2010:
— Os preços são regulados pela lei de oferta e procura. Como há mais unidades disponíveis no mercado, a tendência é estabilizar a valorização até que elas sejam compradas.


(ExtraOnLine)



Melhores regiões para comprar



Os números do mercado são fáceis de ler, mas, para quem busca um teto, nem sempre é tão simples entender o que eles querem dizer. Para ajudar a decifrar o que a matemática imobiliária revela e apontar um horizonte de oportunidades, o EXTRA ouviu especialistas do setor. Ainda que discordem em alguns pontos, todos são contundentes em afirmar: as melhores regiões para comprar imóveis, atualmente, são as zonas Norte e Oeste.
Puxando a curva da desaceleração dos preços, a Zona Norte teve uma queda no crescimento de 6,8 pontos percentuais entre os sete primeiros meses de 2010 e 2011.
— Nos bairros em que a expectativa de receber uma UPP não se concretizou, os valores pararam de disparar. Foi o caso da região do Méier — diz Marlei Feliciano Jr, diretor de Operações da Ética Imobiliária.
Então, se a ideia é comprar um bem que se valorize com o tempo, a dica é fugir dos bairros que se valorizaram mais no ano passado e, agora, apresentam menor crescimento, como Méier e Tijuca, e mirar em seus vizinhos.
Preços mais estáveis
A Zona Oeste continua entre as apostas de investimento. Bangu que o diga. Ele foi o único bairro a sofrer desvalorização nos sete primeiros meses do ano, mas, segundo especialistas, os lançamentos previstos até o fim do ano devem valorizar novamente a região.
Apesar de não constar da pesquisa do Secovi Rio, Campo Grande, bairro campeão de lançamentos em 2010, não deve ser descartado, pois a hora para comprar é boa.
— Até que os novos imóveis sejam vendidos, os preços na região devem ficar estáveis — afirma o presidente da Patrimóvel, Rubem Vasconcelos.

(ExtraOnLine)